
Durante minha viagem leio um livro por todas livrarias que passo. Leio um pouco em uma, marco a página, e continuo na livraria seguinte. Isso, para não carregar peso, economizar, e mais ainda, para poder dizer que li um livro numa livraria sem comprá-lo. "Comer, Rezar, Amar", da americana Elizabeth Gilbert, editora objetiva. Em baixo tirei um trecho do livro que tem tudo haver com uma das descobertas que tive a clareza de enxergar nesta viagem.
" O mundo não é caótico, ele talvez só nos pareça assim por causa de nossa visão limitada. O caos tem sua função, mesmo que você pessoalmente não consiga reconhecê-la. Os deuses gostam do críptico e desdenham o evidente. O melhor que podemos fazer em relação a nosso mundo inconpreensível e perigoso, portanto, é praticar o equilíbrio interno - por maior que seja a insanidade que exista do lado de fora."
Conversando com um sábio amigo que fiz em Jericoacoara - CE durante uma tarde inteira, entre uma tapioca e outra, sobre o mundo e seus "problemas", chegamos a seguinte conclusão - Está tudo certo. Tudo tem o seu porque. Problemas são ilusões.
